13 setembro 2011

Cuidando da saúde IX - Combatendo a obesidade

Olá minha gente!!!

Finalizando os post sobre os fatores de risco cardiovasculares, trago a obesidade como último fator de risco... e um dos mais deletérios... a obesidade é um problema de saúde pública ... uma das piores doenças, pois ela não aparece sozinha... na grande maioria das vezes vem acompanhada de um pacote completo... diabetes, hipertensão, lombalgia, AVC (derrame), infarto, apnéia do sono (cessação da respiração temporária durante o sono), artrose....



Na verdade muitas pessoas só preocupam com a estética... e nem sabe o quão devastadora é a obesidade... 

Você sabia que a maioria das pessoas tem excesso de gordura abdominal?

dois tipos de gordura na região abdominal. O primeiro tipo que impede ver os músculos abdominais é chamado de gordura subcutânea e fica diretamente abaixo da pele e acima dos músculos abdominais. Já o segundo tipo é chamado de gordura visceral e fica na parte mais interna do abdômen, no âmbito dos músculos que rodeiam os órgãos.

Ambos os tipos, a gordura subcutânea e a visceral na região abdominal, são fatores de risco grave para a saúde, mas a ciência tem demonstrado que a gordura visceral excessiva é mais perigosa do que a subcutânea. Ambas aumentam excessivamente o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, apnéia do sono, e várias formas de câncer e outras doenças degenerativas.

Uma das razões pela qual a gordura visceral é muito perigosa, é que aparentemente ela libera mais moléculas inflamatórias em seu corpo regularmente.

Se você estiver preocupado em melhorar sua qualidade de sua vida e de sua família deve procurar então, combater a obesidade e reduzir a gordura abdominal consequentemente!  Além de melhorar a saúde ganhará um corpitcho mais esbelto, de quebra... hahaha

Mas a primeira coisa que você deve entender é que definitivamente não há nenhuma solução rápida, milagrosa para isso. Não existem pílulas ou suplementos de qualquer tipo para ajudar você a perder gordura abdominal rapidamente.

A única solução para perder consistentemente a gordura abdominal e não voltar nunca mais a tê-la, é a combinação de uma dieta equilibrada com um programa de exercícios bem elaborado, que estimula a resposta necessária, metabólica e hormonal do seu corpo.... ou seja, devemos mudar hábitos ... e seguir a vida toda... e não somente de forma drástica em um curto período de tempo... tipo seguir dietas malucas para caber em um vestidinho, que comprou 2 números a menos, no próximo verão...

E como eu sei se estou acima do peso ou com obesidade?

Fazendo o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC)... que é uma medida do grau de obesidade uma pessoa. Através do cálculo de IMC é possível saber se alguém está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de peso para sua estatura. 

Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros). O número que será gerado deve ser comparado aos valores da tabela IMC para se saber se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima do peso.
IMC=Peso / alt.²  
ex. IMC = 60 ÷ 1,67²
IMC = 60 ÷ 2,78
IMC = 21,5


Tabela IMC

Cálculo IMCSituação
Abaixo de 18,5Você está abaixo do peso ideal
Entre 18,5 e 24,9                       Parabéns — você está em seu peso normal!
Entre 25,0 e 29,9Você está acima de seu peso (sobrepeso)
Entre 30,0 e 34,9Obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9Obesidade grau II
40,0 e acimaObesidade grau III
 
E ai calcularam já seu IMC? Espero que esteja com o peso ideal!!!



Dicas para evitar a obesidade:
- Não consumir alimentos industrializados, frituras, doces e biscoitos (pois estes são repletos de gorduras do “mal”)
- Passar a ingerir mais gorduras do “bem” como azeite extra-virgem na salada, castanhas, peixes gordurosos como salmão, sardinha, cavala (Óleos de peixe e linhaça, também são uma boa boa forma de acrescentar gorduras do bem no seu dia a dia)
- Trocar pães, arroz pelas versões integrais
- Ingerir sempre no almoço e jantar, salada de vegetais (se forem cozidos, que seja no vapor e al dente
- Fazer atividade física pelo menos 4x na semana

Gente como é bom ter saúde ... mas como é boooom, também, caber naquela roupa que você tinha antes dos filhotes nascerem... [qualquer semelhança é mera coincidência hahaaha]


Espero que tenha gostado desse sessão de cuidados com a saúde...

Bjus no seu precioso coração,
Vi Castro

2 comentários:

  1. WOW just what I was looking for. Came here by searching
    for sales data

    Feel free to visit my webpage; damaged auto salvage []

    ResponderExcluir
  2. It's an remarkable piece of writing for all the internet users; they will obtain advantage from it I am sure.

    Also visit my site: short term stress

    ResponderExcluir

Ficarei bem feliz com um comentário seu...
Viu? Gostou? Ou não gostou?
Comente... sua opnião e sugestão faz com que o blog cresça a cada dia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...