07 setembro 2011

Cuidando da saúde VIII - Fatores Psicossociais X Doenças Cardiovasculares

Mais dicas de saúde minha gente...

Além dos fatores de riscos já vistos aqui no blog para doenças cardiovasculares, como diabetes, hipertensão arterial, sedentarismo, tabagismo entre outros, fatores psicológicos, estresse, fatores sociais também têm sido associados ao desenvolvimento de doenças do coração. Cada vez mais, existem evidências científicas de que fatores psicossociais contribuem para o desenvolvimento de doença cardiovascular.

Apesar de várias artigos já vir abordando sobre o assunto, ele é pouco explorado ...  mas o que se sabe mesmo é que características sócio-demográficas, renda familiar, nível de escolaridade, têm relação direta com o desenvolvimento dessas  doenças. Os fatores de risco tendem a ocorrer mais freqüêntemente em pessoas com menor poder econômico e cultural. Mesmo em países desenvolvidos estas associações são relatadas. 

Estudos demonstram que pessoas com baixa escolaridade (53%) possuem mais fatores de risco para doenças cardiovasculares do que aquelas que têm nível superior (26%). No estudo AFIRMAR, desenvolvido em hospitais de 51 cidades no Brasil, a renda elevada e a formação superior conferiu proteção ao coração.

Os fatores psicossociais, também, podem piorar o prognóstico de indivíduos portadores de doença coronariana prévia, pois podem ser barreira para aderir ao tratamento e para mudanças no estilo de vida. 

A depressão e o estresse, também, são fatores de risco para doença cardiovascular e estão, na maioria das vezes, associados a um maior risco de mortalidade e acidente vascular encefálico (derrame). O mecanismo fisiopatológico dos fatores psicossociais na doença cardiovascular permanece incerto.  Supõem-se que esses fatores psicossociais podem estar associados a comportamentos de risco, como: tabagismo, sedentarismo e ingestão alcoólica.  


Alguns estudos sugerem que a exposição a fatores estressantes do cotidiano tem influência nos níveis de pressão arterial, assim quanto maior o nível de estresse, maior o risco de elevação dos níveis pressóricos.

Por tudo isso, é importante desenvolver um estilo de vida saudável que inclui alimentação balanceada, atividade física regular, não fumar e controlar o estresse...


Então  a dica é .... não parem de estudar, viu alunas queridas [risos]... e divirtam-se também ... corra do stress (se é que isso é possível nos dias de hoje) e da depressão.
E falando em evitar situações de stress ... segue uma fotinha das minhas queridas colegas de trabalho se embelezando ... professoras da Bahiana, cuidando de si ... pois o que mais sabemos fazer é cuidar dos outros, mas muitas vezes esquecemos da gente...

Claudinha,  Tái  e Cátia
Elas estão no caminho certo  ... arrumaram um tempinho da sua agenda apertada, para se divertirem, esquecerem dos problemas... olha a carinha de felicidade de cada uma... valeu meninas, foi ótimo passar a manhã com vocês... pena que me esqueci de fazer o antes... só mesmo quem as conhece para saber quão mais bonitas ficaram ... o coração de vocês também agradece... [risos]



Fonte: http://www.scielo.br/pdf/abc/v84n3/a01v84n3.pdf


Bjus no seu precioso coração
Vi Castro

2 comentários:

  1. Adoreiii! Claudia, Thais e a figurassa da Cátia! deve ter sido massa essa manhã!

    =]

    ResponderExcluir
  2. Todas gatinhas !!


    Sucesso !

    ResponderExcluir

Ficarei bem feliz com um comentário seu...
Viu? Gostou? Ou não gostou?
Comente... sua opnião e sugestão faz com que o blog cresça a cada dia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...