03 agosto 2011

Cuidando da saúde IV - Alimentação saudável ( Ingestão de frutas, verduras e legumes)

Olá minha gente!!!

Hoje é quarta feira... dia de dicas de saúde e dando seguimento ao conhecimento dos fatores que protegem o coração... uma outra atitude positiva que devemos adotar é a alimentação saudável, criarmos o hábito de ingerirmos frutas, legumes e verduras diariamente, pois são ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água.


Mas antes de aprofundar um pouco mais sobre a importância da implementação desse hábito em nossas vidas, venho dizer que a alimentação saudável começa no  ALEITAMENTO MATERNO...  por sinal neste  01 de Agosto foi comemorado o dia mundial da amamentação. O leite da mãe é rico em proteína, carboidrato, gordura, vitaminas, sais minerais e água. É completo, nem água o bebe precisa tomar até os seis meses se estiver em aleitamento exclusivo. Sem falar que protege o bebe contra doenças, é livre de patógenos e aumenta o vínculo mãe-bebe etc etc e etc...


Fiquei tão triste quando meus dois filhotes quiseram largar o peito por volta dos 8 meses... tiro o chapéu para minha prima de coração e blogueira Leandra Torres que consegue amamentar seus filhos até os 2 anos de idade. Diga SIM ao Aleitamento materno... a saúde  do seu filho vai agradecer posteriormente.... 


Mas retornando ao assunto ...

Apesar de todos nós estarmos cansados de saber da importância da incluirmos diariamente frutas, verduras e vegetais no nosso prato ... na prática são poucos que seguem esse conselho. "Segundo dados do Ministério da Saúde, anualmente cerca de 260 mil brasileiros perdem a vida em decorrência de doenças relacionadas a uma alimentação inadequada. O problema pode ter como origem tanto a falta de nutrientes como o excesso de substâncias como sal, açúcar e gordura." 


Nas últimas décadas o consumo de alimentos em sua forma natural tem caído, enquanto aumentou o consumo de produtos industrializados.
Em conseqüência da presença cada vez maior de produtos industrializados " ricos em sal, açúcar e gorduras " na dieta da população, também houve um aumento das chamadas doenças não transmissíveis. O processo acarretou uma mudança no perfil epidemiológico do País. "Hoje se morre mais de doenças do coração do que de infecções. A diabetes e a hipertensão também matam mais que a desnutrição". 



A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica a ingestão de cinco porções de vegetais por dia (cerca de 400 g), já está sendo questionada, pois um levantamento feito por cientistas britânicos da Universidade de Oxford, envolvendo 300 mil pessoas com idades entre 40 e 85 anos, mostrou que consumir oito porções de vegetais - grupo do qual fazem parte as verduras, os legumes e as frutas - já é o suficiente para diminuir em 22% a chance de morrer de uma doença cardíaca.


E o consumo desses grupos de alimentos é essencial para prevenir uma série de doenças, como: obesidade, dislipidemia (colesterol elevado), hipertensão, diabetes e alguns tipos de câncer.


Se não bastasse ser pobre em caloriais é uma ótima opção para aquelas pessoas que precisam controlar ou perder peso. E carregam um ótimo potencial antioxidante. "O estresse oxidativo tem um papel significativo no desenvolvimento da maioria das doenças e no envelhecimento. E algumas substâncias bioativas contidas nos vegetais ajudam a combatê-lo.


As fibras presentes nestes alimentos , por sua vez, auxiliam na formação do bolo fecal, permitindo a eliminação mais rápida das toxinas e promovendo uma verdadeira limpeza de todo o trato intestinal

Variedade é o ponto chave


Na hora de montar o prato, o fundamental é investir na variedade. "Quanto mais colorido, melhor"

Citarei abaixo alguns dos vegetais/ frutas que são ricas em nutrientes benéficos para a nossa saúde...
                          Amora, uva, ameixa e morango
Todas essas frutas são ricas em substâncias antioxidantes, conhecidas como antocianinas. Esse composto protege os órgãos vitais contra a ação dos radicais livres, que causam danos às células saudáveis.
Quantidade ideal: 
Elas devem ser consumidas pelo menos duas vezes por semana. E, quanto mais escura for a tonalidade da fruta, melhor.



Laranja
Rica em vitamina C, é antioxidante, atua sobre o sistema imunológico e ajuda a reduzir o risco de câncer. As membranas entre seus gomos fornecem pectina, uma fibra solúvel que ajuda a controlar os níveis de colesterol e ainda favorece o bom funcionamento do intestino, o que justifica que se dê preferência ao consumo da fruta in natura.
Quantidade ideal: 
Três vezes por semana.

                         Mamão
A fruta combate a prisão de ventre e a formação de gases, graças às substâncias laxativas e às fibras que contém. Além disso, é uma excelente fonte de vitamina C, de cálcio e potássio, entre outros minerais importantes para o controle da pressão e para prevenir problemas cardiovasculares.
Quantidade ideal:
 Deve ser consumido pelo menos duas vezes por semana.

                     Banana
É fonte de potássio, mineral capaz de garantir o bom funcionamento dos músculos. A fruta também fornece carboidratos, que ajudam a manter a energia em alta, além de uma quantidade considerável de fibras.
Quantidade ideal:
 Consuma três vezes por semana.

                   Brócolis
Ótima fonte de isotiocianatos e indóis. Apesar do nome complicado, essas substâncias são consideradas quimiopreventivas e contribuem para prevenir alguns tipos de câncer. O calor destrói uma enzima importante para a quebra dos glicosinatos, justamente as substâncias que protegem contra o câncer. Portanto, é recomendado que esse vegetal não seja cozido, mas apenas escaldado em água fervente.
Quantidade ideal: 
Para tirar proveito, consuma o brócolis pelo menos uma vez por semana.


                      Goiaba e tomate
Ambos contêm licopeno, substância que ajuda a prevenir vários tipos de câncer, entre eles o de pele. O licopenoultravioleta. O legume também é poderoso contra o câncer de próstata. "A concentração de licopeno pode ser até dez vezes maior no tomate maduro do que no verde. E mais: ele é um dos poucos alimentos que, se cozidos, não perdem propriedades. Ao contrário, a disponibilidade desse composto aumenta quando ele é submetido ao calor do fogo.
Quantidade ideal: 
Coma pelo menos 2 colheres (sopa) de molho de tomate três vezes por semana. Já a goiaba deve ser consumida pelo menos uma vez por semana, com casca, para garantir um elevado aporte de fi bras e vitaminas.



 Couve-manteiga 
Reúne alta quantidade de minerais como cálcio, magnésio e ácido fólico. "Também ajuda a manter os níveis de serotonina estáveis, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar", diz Elaine. 
Quantidade ideal: Dê preferência para consumi-la crua, cortada em forma de salada, pelo menos uma vez por semana.


                       Cebola e alho
São repletos de sulfetos alílicos, compostos que protegem contra doenças cardiovasculares, hipertensão e câncer gástrico. O ideal é consumi-los crus. Porém, devido ao sabor forte, é mais comum que esses alimentos sejam adicionados a outras preparações, como o arroz e o feijão, passando pelo processo de cozimento. Ainda assim, eles guardarão boa parte de suas propriedades nutricionais. Outra orientação importante: eles precisam ser esmagados ou picados em pedaços bem pequenos para liberarem alguns compostos que fazem bem à saúde, como a própria alicina.
Quantidade ideal: 
O importante é que sejam consumidos diariamente. Em geral, uma cebola inteira e seis dentes de alho, divididos em todos os pratos servidos nas refeições principais, são o suficiente.



Mas se você não nasceu amante desses alimentos... não se desespere, pois tem solução...eu também estava neste time... mas consegui reverter o quadro para felicidade de minha saúde...dos meus cabelos, da minha pele, do meu intestino... [risos]. Quando criança e até na juventude via minha irmã mais velha, Milene (ela vai morrer porque coloquei mais velha kkk], deliciando-se com um prato de legumes e verduras... e eu pensava "ela não é muito normal não, como gosta de comer isso?!" mas depois do amadurecimento... do curso de enfermagem... do conhecimento dos benefícios que este tipo de alimentação promove... comecei a pelo menos me permitir a experimentar as coisas... e vi que não era tão ruim assim como parecia ser...hoje como de tudo, se duvidar até maxixi kkk... e posso dizer com a boca cheia... passei a gostar também das verduras e legumes... e olha que não sou doida não kkkk... 


E ai vai a dica de hoje... permita-se a experimentar você também!!! Dê o primeiro passo... Coloque hoje mesmo, pelo menos, um tomatinho no seu prato...





 Fontes:
http://www.essencialdf.com/8+vegetais_140711.html

Bjus no seu precioso coração
Vi Castro

2 comentários:

Ficarei bem feliz com um comentário seu...
Viu? Gostou? Ou não gostou?
Comente... sua opnião e sugestão faz com que o blog cresça a cada dia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...